quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A MAGIA DOS CONTOS DE FADAS


TEMA: A MAGIA DOS CONTOS DE FADAS
 
OBJETIVO:
  • Desenvolver o habito da leitura
  • Oportunizar o acesso ao computador.
  • Desenvolver atitude de colaboração no trabalho em duplas.
  • Desenvolver a oralidade através da exposição do trabalho realizado ao grande grupo. 
  •  Identificar alguns papéis dos personagens;
  •  Ler e interpretar textos e imagens;
  •  Elaborar uma apresentação eletrônica.

ANOS:

TEMPO ESTIMADO: 5 aulas de 45 min.

MATERIAL: Laboratório de Informática, Impress, Livros de Contos de Fadas. Data show 

DESENVOLVIMENTO
 
Primeira aula

  • Organização dos alunos em uma roda de conversa sobre As Histórias dos Contos de Fadas;
  • Apresentação de algumas imagens de histórias infantis e exploração do que eles sabem a respeito;
  • Divisão da turma em duplas e cada uma delas escolhe uma das histórias expostas em sala de aula;
  • Exposição da proposta de trabalho que é a de montar as histórias em formato de slides no Impress;
  • Organização pelo professor de pastas no computador contendo figuras das histórias.

Segunda aula

  • Encaminhamento dos alunos ao laboratório de informática para dar inicio à atividade.
  • Orientação quanto a forma correta de abrir o programa que vai ser utilizado.
  • Inicio do trabalho com a observação das figuras, previamente selecionadas pelo professor sobre as histórias.


Terceira aula


  • No laboratório de informática, cada dupla de posse do seu livro contendo a história, começa a inserir as figuras nos slides e digitar a parte textual.
Quarta aula


  • Nesta aula, será organizada a parte de layout da apresentação eletrônica.
Quinta aula


  • Exposição em forma de Seminário do trabalho realizado, na área coberta da escola, com o Data show, onde cada dupla mostrará o resultado da atividade realizada, para todos os alunos da escola.
AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo que permeia todo  trabalho e as atividades sugeridas a partir da história, lhe oferecerão informações quanto à capacidade dos alunos em compreenderem o que ouvem, incluindo as habilidades de inferência e de interpretação textual. A produção escrita demonstra a capacidade de elaboração e a oralidade dos alunos, bem como a interpretação quanto ao tema. Por isso, fique atento e registre o que perceber de mais significativo, pois estas informações lhe serão úteis quando for planejar novas atividades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário