terça-feira, 8 de novembro de 2011

Quem sou eu como professor e aprendiz

Ser professor nos dias de hoje é uma tarefa bem difícil,mas prazerosa,pois ele precisa se dedicar,e muito aos estudos,pesquisas,ao seu desenvolvimento profissional e ao seus alunos.
Como mediador da aprendizagem, participa do processo de aprender,incentivando a busca de novos saberes,conhecendo profundamente o campo do saber que pretende ensinar,sendo capaz de produzir novos conhecimentos,através da realidade que o cerca.
Além disso,ele precisa obter paciência,criatividade,humildade,carisma,domínio próprio e de público.
Para alguns autores o professor  deve todos os dias saber renovar sua profissão,provocar curiosidade,ensinar a pesquisar,a usar o que aprende em situações novas,transformando o aprender em compreender.
Portanto,notamos que a profissão docente é uma das mais difíceis,pois temos desafios todos os dias,como ensinar o aluno pensar,a pesquisar,etc.Até mesmo o professor aprende todos os dias,e a formação continuada deve ser uma constante vida dele e até mesmo de todos os profissionais da educação.
Pois o grande problema é a velocidade,e para dar conta de um mundo que muda cada vez mais rápido,não há nada mais pertinente do que saber  pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário